
Conexões Familiares®
Family Connections™

QUEM SOMOS
FC BRASIL
O programa Family Connections foi criado pelo National Education Alliance for Borderline Personality Disorder (NEABPD) para instrumentalizar os familiares de portadores de transtorno de personalidade borderline (TPB) a lidar com essa condição. Em 2019, o Family Connections (FC) foi trazido ao Brasil por intermédio dos profissionais do Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ADRE-IPq-HC-FMUSP), quando foi realizada a primeira formação de líderes - Family Connections Leaders Training - ministrada pelo NEABPD em parceria com o IPq-HC-FMUSP.
Desde meados de 2020, integrantes do DBT-Lab (Centro Paradigma) e do ADRE-IPq-HC-FMUSP se juntam nessa força tarefa de ampliar o programa Family Connections para os familiares de portadores de TPB dentro do Brasil.
E assim, nasce o FC Brasil, uma Associação sem fins lucrativos, com o intuito de promover psicoeducação sobre TPB e dar suporte aos familiares dessas pessoas no nosso pais.
Conexões Familiares/Family Connections™
O Family Connections™ é um programa baseado em pesquisas financiadas pelo National Institute of Mental Health e mantido pela National Education Alliance for Borderline Personality Disorder (NEABPD) nos EUA. A iniciativa também está presente na Austrália através do NEABPD Australia e no Canadá, pela Sashbear Foundation. Acreditando no valor do programa, criamos o “Conexões Familiares - Brasil” para ampliar o seu alcance entre famílias brasileiras.
O programa Conexões Familiares/Family Connections™ é um programa destinado exclusivamente a familiares de pessoas com transtorno de personalidade borderline e outros transtornos mentais com desregulação emocional (DE). É baseado em evidências científicas, é gratuito e composto por 12 encontros/aulas de 2 horas cada, além de 1 a 2 horas de prática e tarefas semanais extra-aula. Ele provê educação, treinamento de habilidades e suporte para pessoas que convivem e/ou apoiam pessoas com transtorno de personalidade borderline (TPB) e que sofrem de desregulação emocional (DE).
Nossa Equipe

Psi. Aguida França Pinheiro
Psicóloga clínica, Formação em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicologia (IACEP). Especialização em Terapia comportamental pela Universidade de São Paulo – USP. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC. Extensão Universitária em Curso de Verão em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP. Membro do Laboratório DBT-Lab (Paradigma: Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento) desde 2020. Líder de grupo do Family Connections, treinadora de Habilidades de DBT e pesquisadora voluntária do núcleo de pesquisa do DBT-Lab.

Andréa Vargas
Graduada em Nutrição esportiva, estética e Wellness pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM (Programa de Transtornos Alimentares) do IPq-HCFMUSP. Coordenadora do ambulatório GRECCO (Grupo de Assistência e Estudo do Comer Compulsivo e Obesidade) no AMBULIM-IPq-HCFMUSP, Nutricionista responsável pelo Curso de Workshop em Transtornos Alimentares do AMBULIM-IPq-HCFMUSP, voluntária do DBT-Lab (Laboratório de Terapia comportamental Dialética - Centro Paradigma).

Prof. Dr. Eduardo Martinho Jr.
Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Coordenador do Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e Emoções (ADRE) do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA) do IPq HC FMUSP. Líder de Family Connections (FC) pela NEABPD. Médico pesquisador colaborador do Gunderson Personality Disorders Institute, do Hospital McLean - Harvard Medical School. Treinador oficial em Bom Manejo Clínico para o Transtorno de Personalidade Borderline (GPM), certificado pela Harvard Medical School. Mentor em DBT pela Behavioral Tech. Treinamento avançado em Terapia Baseada na Mentalização (MBT) pelo Anna Freud National Centre for Children and Families.

Psi. Eliana Sombra
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar, com atendimento a adultos em psicoterapia individual, tanto online quanto presencial. Conduz Grupos de Treino de Habilidades DBT (Dialectical Behavior Therapy), com foco no desenvolvimento da atenção plena (mindfulness), efetividade interpessoal, regulação emocional e tolerância ao mal-estar. Também facilita Grupos de Conexões Familiares (Family Connections™️), voltados a familiares de pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Possui mais de 30 anos de experiência no mundo corporativo, com ampla atuação em gestão de projetos e liderança de equipes multidisciplinares. Formação em Psicoterapia Analítica Funcional pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental Contextual (CECONTE), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC), pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie.

Psi. Isabelle Tortorella
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora da equipe de famílias da Enfermaria do Comportamento Alimentar (ECAL-AMBULIMIPq-HCFMUSP). Formação em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo The Linehan Institute and Behavioral Tech -EUA. Family Connections Program Leader – NEABPD.

Dra. Isabella D’Andrea Garcia da Cruz
Preceptora da Graduação da Disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Supervisora do Ambulatório para Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções, Psiquiatra formada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

Dr. João Cronemberger Ribeiro
Médico pela FMUSP e Psiquiatra pelo Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). Médico voluntário no Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções (ADRE). Family Connections Program Leader – NEABPD.

Dra. Liane J. S. Dáhas
Psicóloga clínica pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) Mestra e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Formação em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo The Linehan Institute and Behavioral Tech -EUA. Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão do DBT-LAB. Family Connections Program Leader – NEABPD.

Dra. Luciana Payne
Psicóloga clínica no “Family services” do “3 East Boys Intensive Program” do Mclean Hospital - Harvard Medical School. Instrutora na Harvard Medical School. Doutora em psicologia pela University of Nevada-Reno. Pós-Doutorado no Mclean Hospital, Harvard Medical School. Membro do board de diretores da NEA-BPD. Diretora do The Be Center, centro especializado em tratamentos para familiares, EUA.

Dr. Marcelo J. A. A. Brañas
Médico e psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Cofundador e Supervisor do Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções (ADRE). Research Fellowship no Mclean Hospital, Harvard University. Treinador oficial de GPM pelo Gunderson Personality Disorders Institute, Mclean Hospital. Family Connections Program Leader – NEABPD.

Dr. Marcos S. Croci
Médico e psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Cofundador e Supervisor do Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções (ADRE). Research Fellowship no Mclean Hospital, Harvard University. Treinador oficial de GPM pelo Gunderson Personality Disorders Institute, Mclean Hospital. Family Connections Program Leader – NEABPD.

Mariana Bueno Netto
Psicóloga Clínica, certificada em DBT Intensive Training pela DBT Brasil e Behavioral Tech Institute, em DBT-SUD para uso de substâncias e em DBT-PE Protocolo de Exposição Prolongada da DBT para Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) por Melanie Harned para Behavioral Tech e DBT Brasil. Treinamento e DBT-PTSD para tratamento de TEPT Complexo com Prof. Dr. Martin Bohus. Formação em TCC Beck Institute e Terapia Comportamental e Cognitiva AMBAN-IPq-HC-FMUSP, formação em Traumatic Stress Studies do Trauma Research Foundation (Boston, MA, USA). Treinamento de Líder no programa Family Connections pelo FC Brasil/NeaBPD. Voluntária de pesquisa do DBT-Lab-Instituto Par desde 2021, onde colabora com pesquisas sobre o Transtorno do Estresse Pós-traumático, sobre evidências da Terapia Comportamental Dialética (DBT) para o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), e o programa Family Connections no Brasil. Membro voluntária da Associação FC Brasil-Conexões Familiares Brasil.

Dra. Natalia Saldanha
Médica Preceptora da Residência em Psiquiatria da infância e da adolescência do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Médica voluntária no Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções (ADRE).